progressão de salário e nível de escolaridade

Oi pessoal, tenho 28 anos e estou a procura de profissões para me qualificar ano que vem e sair do salário minimo e algo me chamou muita a atenção, é a progressão salarial de profissões de nível técnico seja mecânico de automóveis, refrigeração, manutenção industrial. e o curso da área contábil, seja contador, tecnólogo em gestão financeira.

Devo mencionar que pesquisei os salários e requisições no indeed, e estou falando de salário de funcionário.

O salário do técnico se inicia ganhando 1 salário minimo podendo chegar com experiência de trabalho até 3 mil, se for CLT existe adicional periculosidade de 30%, ou seja a depender da região do pais o salário de um técnico pode chegar a quase 4k, e o nível de exigência, é praticamente o domínio do básico, sem CLT esse salário fica entre 2k e 2,5k, sem adicional periculosidade, o tempo de duração do curso vai de 1 a 2 anos.

As profissões da área administrativa como, contador, bancário, auxiliar administrativo, assistente financeiro e etc... todos se iniciam ganhando salário minimo, até ai ok, o problema que me chama a atenção é a dificuldade para se chegar num salário de 3 a 4k, para querer trabalhar em banco tem que ter cpa-10,20 e CEA, se quiser prosperar como contador tem que ter carteira CRC e um MBA em controladoria ou analise contábil ou outro, se não vc nao passa dos 2,5k talvez até menos. Os cursos tem duração de 2 a 6 anos se levar em conta as certificações.

Eu fiquei pasmo quando percebi isso. Como é possível alguém com um curso técnico de 1 a 2anos ter a mesma progressão de salário de alguém que faz uma faculdade, que custa caro, tanto em dinheiro como em tempo? e considerando que se vc quiser imigrar meio que de penetra o curso técnico de posssibilita mais oprtunidades.

por isso fico na duvida, será mesmo que vale a pena fazer contabilidade ou outra faculdade de carácter mais administrativo, tendo em vista essa progressão de salário?

para passar dos 3 a 4k com diploma nivel superior eu teria que fazer dupla jornada se nao não dá.